O caminho do aprendizado é único para cada criança, repleto de descobertas e, por vezes, de obstáculos. É natural que algumas crianças apresentem dificuldades pontuais. No entanto, quando esses desafios persistem e impactam o desenvolvimento escolar e a autoestima, pode ser um sinal de uma Dificuldade de Aprendizagem Específica.
Como psicopedagoga, minha missão é identificar as raízes dessas dificuldades e oferecer um suporte personalizado e acolhedor, transformando frustrações em oportunidades de crescimento. Compreender esses desafios é o primeiro passo para apoiar sua criança de forma eficaz.
Na ponta do iceberg (o que vemos e percebemos no desempenho escolar):
Leitura: Dificuldade em decodificar palavras, lentidão ou falta de fluência ao ler.
Interpretação Textual: Problemas para compreender o que foi lido, identificar ideias principais ou fazer inferências.
Escrita: Dificuldades na grafia das palavras, organização das frases ou na própria caligrafia.
Operações Matemáticas: Desafios com conceitos numéricos, cálculos, resolução de problemas ou raciocínio lógico-matemático.
Abaixo da superfície (as causas a serem investigadas e trabalhadas pela psicopedagogia):
Consciência Fonológica Imatura: Dificuldade em perceber, manipular e refletir sobre os sons da fala, base fundamental para a alfabetização.
Imaturidade Neuropsicomotora: Falhas no desenvolvimento de habilidades motoras, equilíbrio, lateralidade e percepção espacial, que impactam diretamente a escrita e a organização.
Estímulos Insuficientes: Ausência ou inadequação de oportunidades de exploração e aprendizado em etapas críticas do desenvolvimento infantil.
Barreiras Invisíveis: Aspectos emocionais, sociais, ou outras questões que podem estar interferindo no processo de aprendizagem, mas que não são imediatamente aparentes.
Transtorno no Processamento Sensorial: Dificuldade em interpretar e organizar as informações que vêm dos sentidos, podendo afetar a atenção, o comportamento e a capacidade de aprender.
TDAH, TEA, Dislexia (e outros diagnósticos): Condições neurobiológicas específicas que influenciam a forma como a criança aprende e processa informações, demandando abordagens psicopedagógicas diferenciadas.